Há quem diga que a hora do banho é o momento mais precioso do dia! É no chuveiro que as pessoas conseguem relaxar, meditar, cantar e até mesmo desabafar. Seja em um banho longo ou breve, todos nós merecemos um chuveiro de qualidade.
Mas aí surge a dúvida, o que você deveria saber antes de comprar um bom chuveiro, para evitar qualquer tipo de dor de cabeça que uma escolha errada possa proporcionar?
Para isso mesmo estamos aqui. A RC Serviços Elétricos vai te dar algumas dicas ao que você deve se atentar antes de comprar um chuveiro novo.
- Chuveiro ou ducha?
Não confunda esses dois aparelhos, pois embora possuam a mesma finalidade: usa-se para tomar banho, a ducha não possui um sistema de aquecimento próprio. O chuveiro, por sua vez, tem a resistência, um dispositivo responsável por aquecer a água.
Se você ainda não conhece as diferenças e as vantagens das duchas e dos chuveiros, não deixe de ler o nosso artigo “Ducha x Chuveiro: qual é o melhor”. Agora, se você entende bem as características de cada um, e optou pelo chuveiro, se atente na hora da compra, para não acabar, por engano, comprando uma ducha, pois até mesmo as suas instalações são diferenciadas.
- É econômico?
Existem diversos tipos de chuveiros no mercado com os mais variados tamanhos e formatos, no entanto, nem todos eles são de fato econômicos.
Se você estiver à procura de um bom chuveiro e que ao mesmo tempo seja econômico, você precisa se atentar aos chuveiros que ofereçam uma potência menor. Assim, quanto menos potentes, menor é a energia gerada durante o seu uso e, consequentemente, maior é a economia.
Chuveiros com potência de 5500W são mais simples, porém mais econômicos. E como você consegue identificar este tipo de chuveiro? Além das especificações em sua embalagem, chuveiros com 5500W de potência são aqueles clássicos aparelhos que apresentam três temperaturas: frio, morno e quente.
Além da potência, fique atento para que a voltagem do aparelho (110W ou 220W) seja compatível com a voltagem instalada em sua residência.
- A Pressão da água
Não adianta nada você comprar um chuveiro que promete banhos quentes com duchas fortes, se o sistema hidráulico do seu banheiro não estiver devidamente preparado para este tipo de chuveiro.
Saiba que quanto maior for a altura entre a caixa d’água e o sistema hidráulico instalado em seu banheiro, maior será a pressão que a água sairá do chuveiro. Lembrando que, normalmente, a água vinda da rua é sempre mais forte, que a água reservada na caixa d’água.
Se você já sabe que a água que passa pelo cano do chuveiro sai com pouca pressão, a dica é investir em um chuveiro com pressurizador. Este tipo de aparelho, ajuda a bombear a água que sai da caixa d’água fazendo com que a vazão da água saia com mais pressão.
- Tipos de chuveiro
A nossa última dica é que você fique atento ao modelo de chuveiro que você for adquirir. Como existem diversos modelos no mercado, não se deixe levar apenas pelo preço (falando em preço, você sabe quanto custa o chuveiro mais caro do mundo? Não? Então, após este artigo, leia “Conheça os top 10 chuveiros mais caros do mundo!”). Ás vezes, um chuveiro de qualidade duvidável e marca desconhecida poderá se tornar uma dor de cabeça no futuro.
Tenha em mente que, no geral, aparelhos elétricos não são feitos para durar para sempre (assim como qualquer aparelho de uso diário), mas adquira um chuveiro com boa durabilidade, marca confiável e selo de segurança.
Quanto aos modelos, se você estiver em fase de construção, saiba que chuveiros de teto podem apresentar um design mais moderno, no entanto apenas são indicados se o seu banheiro não tiver um pé direito muito alto, pois os jatos de água poderão se enfraquecer devido á altura do chuveiro instalado com o chão.
Chuveiros de parede são a melhor opção, pois podem ser adaptados a diferentes tamanhos de box.
E por último, se você quiser maior durabilidade, os modelos fabricados em inox possuem material anticorrosivo, e por isso podem durar mais que os modelos fabricados a base de plástico.
Se você leu todas essas dicas, você está de fato pronto para escolher o seu chuveiro ideal!
Uma resposta